Os escalões de IRS e as tabelas de retenção na fonte são parte da nossa lei fiscal e, muitas vezes causam confusão! Vamos perceber a diferença entre eles. 

O que são as retenções na fonte?
As retenções na fonte são valores que o Estado desconta automaticamente dos salários e pensões. A quantidade descontada depende de quanto a pessoa ganha, do seu estado civil e de quantas pessoas dependem dela. Quanto mais altos os rendimentos, maior é a taxa. E quanto mais dependentes, menor é a taxa.
As retenções na fonte servem para pagar o IRS (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares) de forma parcelada (todos os meses). Isto facilita a vida dos trabalhadores, uma vez que evita que tenham de pagar uma grande quantia de uma vez só a quando a entrega da declaração anual de IRS. Para o Estado, também é vantajoso, uma vez que recebe o imposto em pequenas partes ao longo do ano.
Quem trabalha por conta de outrem, não precisa de se preocupar com este pagamento, dado que é a entidade patronal que faz o desconto e envia o valor para o Estado. No entanto, é sempre importante conferir nos recibos de salário se os valores descontados estão corretos, de acordo com as tabelas do governo.
 
O valor mensal das retenções é igual ao IRS anual?

Idealmente, o valor descontado todos os meses deveria corresponder ao que se deve pagar no final do ano. No entanto, na prática, as retenções são uma estimativa. São vários os fatores que podem alterar o valor final do IRS, como:

  • Despesas que podem deduzir no IRS e que variam ao longo do ano;
  • Aumentos de salário;
  • Situações como desemprego ou baixa médica.

Por isso, o cálculo final do IRS, feito na declaração anual, pode mostrar que a pessoa pagou a mais ou a menos durante o ano. Se pagou o mais, recebe um reembolso. Se pagou a menos, terá de pagar a diferença.

 
Escalões de IRS:
Os escalões de IRS dividem os rendimentos em faixas, sendo que a cada uma corresponde uma taxa de imposto diferente. No final do ano, o IRS a pagar é calculado aplicando as taxas correspondentes a cada escalão ao rendimento total.
IES Informação Empresarial Simplifcada Pinto de Sá Contabilidade