Verificar o seguro pela matrícula é um ato simples, mas que pode ser bastante útil em algumas situações.

Em que situações pode precisar de saber se um carro tem seguro?

Esta informação pode ser útil em caso de acidente, nomeadamente se um dos condutores não tiver consigo o Certificado Internacional de Seguro Automóvel, usualmente designado por carta verde. Desta forma, poderá saber as informações necessárias para preencher e entregar a comunicação à seguradora. Além disso, se o outro automóvel não tiver seguro, poderá realizar os procedimentos necessários para participar o sinistro ao Fundo de Garantia Automóvel.

Verificar o seguro pela matrícula pode ser útil em outras situações, tais como:

  • Se estiver a negociar um novo seguro automóvel e não tiver a Carta Verde consigo
  • Se necessitar de comprovar à Polícia que tem o pagamento do prémio em dia, mas não tem a Carta Verde consigo.

 

Como ver o seguro pela matrícula?

Basta aceder à ferramenta que está disponível no site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). O procedimento é bastante simples.

1. Introduzir a matrícula e a data do dia da pesquisa. Clicar em “pesquisar”

2. Após inserir os dados, a ferramenta irá indicar o nome da seguradora, a data de início e fim do seguro e o número da apólice.

 

É obrigatório ter seguro automóvel?

Sim, é obrigatório. Este seguro garante que os prejuízos dos lesados são pagos mesmo quando a pessoa responsável não tem condições financeiras para o fazer.

O seguro obrigatório, também conhecido como seguro contra terceiros, assegura o pagamento das indemnizações por danos corporais e materiais causados a terceiros e às pessoas transportadas, com exceção do condutor do veículo.

 

O que acontece se um dos automóveis não tiver seguro?

Se o responsável do automóvel não tiver contratado seguro de responsabilidade civil, encontra-se em situação ilegal. O veículo pode ser apreendido e o seu proprietário ter de pagar uma coima, que varia entre os 500 e os 2 500 euros.

Em caso de acidente, o condutor ou proprietário do veículo podem ser responsabilizados pelo pagamento das indemnizações devidas aos lesados.

Em alternativa, a pessoa lesada pode recorrer ao Fundo de Garantia Automóvel, entidade que irá assumir a reparação dos danos corporais e materiais. Contudo, o FGA irá recuperar o dinheiro que disponibilizou – ou seja, a responsabilidade irá recair sobre o responsável do acidente, mesmo que este não tenha seguro.

pintodesa contabilidade gaia Matosinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *